Aliado de Trump conhecido por comentários racistas é nomeado para alto cargo no governo
04/02/2025
Darren Beattie, ex-assessor de Trump, já afirmou que 'homens brancos competentes' deveriam estar 'no comando'. Aliado trabalhará no Departamento de Estado. A retórica de Trump faz dele o primeiro presidente dos EUA em mais de cem anos a defender a expansão territorial do país.
Leah Millis/Reuters
Um ex-assessor de Donald Trump, que pediu que "homens brancos competentes" estivessem "no comando" e difundiu teorias conspiratórias sobre a invasão ao Capitólio dos Estados Unidos em 2021, obteve um alto cargo no Departamento de Estado, informou um funcionário nesta terça-feira (4).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Darren Beattie, figura influente no movimento de Trump "Make America Great Again" ("Faça a América Grande de Novo") e fundador do site de direita "Revolver News", foi nomeado subsecretário interino de diplomacia pública e assuntos públicos.
O cargo em questão é focado na imagem pública da diplomacia americana em todo o mundo. As informações foram obtidas pela AFP, que ouviu um funcionário americano que pediu para permanecer no anonimato.
A indicação ainda não foi anunciada publicamente, mas Beattie, que disse que seria incorporado ao Departamento de Estado em uma carta publicada no Revolver News.
O site comandado pelo ex-assessor de Trump promoveu reiteradamente a ideia de que o FBI incitou a invasão de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos por parte dos simpatizantes do republicano.
"Tenham certeza de que a Revolver continuará proporcionando a informação intrépida, de vanguarda e de 'America First' [os Estados Unidos em primeiro lugar] que nossos leitores esperam e merecem", diz a carta.
Beattie trabalhou como redator de discursos para Trump durante o primeiro mandato do republicano, mas deixou a administração em 2018. À época, a imprensa americana revelou que ele havia participado de uma conferência com supremacistas brancos.
Em 4 de outubro de 2024. em uma rede social, Beattie escreveu: "Os homens brancos competentes devem estar no comando se você quer que as coisas funcionem."
"Por desgraça, toda a nossa ideologia nacional se baseia em mimar os sentimentos das mulheres e das minorias, e desmoralizar os homens brancos competentes", acrescentou.
LEIA TAMBÉM
Temendo perseguições, agentes do FBI processam governo dos EUA para barrar lista de investigadores do 6 de janeiro
Trump restabelece política de 'pressão máxima' contra o Irã e ameaça destruir o país em caso de retaliação
Ao lado de Netanyahu, Trump diz que os EUA vão 'assumir' a Faixa de Gaza
VÍDEOS: mais assistidos do g1